Entrevista com Daiana Garbin
junho 02, 2017
Quem nunca pensou em ter uma
página no Facebook, um blog ou até mesmo criar um canal no YouTube? Para falar
sobre isso, conversamos com a jornalista Daiana Garbin, que há pouco mais de um
ano deixou o trabalho de repórter na Rede Globo e decidiu criar um canal no
YouTube, o Eu Vejo, que fala de transtorno de imagem, compulsão alimentar,
entre outros assuntos sobre o universo da relação com o corpo e a comida.
Primeiramente, a Daiana destacou
as diferenças entre trabalhar na televisão e no YouTube. Na TV, a jornalista evidenciou
que existe todo apoio e estrutura, tendo uma pessoa pra cada função. Já no YT, ela
faz tudo sozinha; montagem de iluminação, ajuste da câmera, gravação e edição.
Ela disse que só tem ajuda quando faz vídeo com entrevistados, já que são duas
câmeras e acaba sendo mais complicado de regular e depois editar, aí ela
contrata um câmera, que é um colega dela da Globo e um editor de imagem.
Para Daiana, o YouTube é um
veículo maravilhoso, porque quem grava sozinho, sem fazer entrevistas, apenas
com um celular pode ser um produtor de conteúdo, ou seja, qualquer pessoa pode
ter seu programa de televisão na internet. Além disso, existe a facilidade de se
tornar o próprio chefe, porém, exige organização e ter em mente que você é sua
empresa inteira, que vai produzir, executar, gravar, editar, e o mais
importante de tudo: você é responsável por toda a informação que vai colocar no
ar, por isso, é preciso ter cuidado porque tudo o que se fala, tem impacto nas
pessoas.
Em relação às fontes, a Dai disse
que tem certa facilidade em conseguir entrevistados porque trabalhou oito anos
na Globo e três como repórter do Bem-Estar, que é um programa que fala de
saúde, e por isso, conheceu muitos médicos e nutricionistas. Como ela fala de
um assunto específico, que é o problema com o corpo e com comida, pediu
indicações e foi conhecendo outros profissionais. Em compensação, ela tem
dificuldade pra conseguir entrevistar youtubers que ela gosta, isso porque eles
nunca respondem os e-mails. Quem ela conseguiu, não conseguiu porque são famosas,
mas sim porque são amigas, como a Rafa Brittes e a Fê Souza. Daiana disse que
nunca entrevistou um famoso por ser famoso, o que é importante também, já que
sempre tem que pensar que conteúdo quer, se quer ser um produtor de conteúdo de
pessoas da mídia ou pessoas que tenham a ver com o assunto que está sendo
tratado. Para fazer a divulgação, a jornalista edita um teaser de no máximo um minuto e compartilha no Instagram, Facebook e Twitter e ao longo da semana, promove aquele vídeo todos os dias até o vídeo novo, além de fazer posts relacionados. Como ela tem conteúdo novo no canal uma vez por semana, precisa entender a audiência. Ela explicou que, às vezes, o vídeo que colocou hoje só 10% da audiência viu, o resto não olhou a timeline naquele dia, por isso é importante promover em horários diferentes todos os dias para que todas as pessoas assistam. Além disso, é preciso pensar na dinâmica de cada rede social e entender a plataforma que está trabalhando. No YouTube a descrição deve ter até duas linhas, no Facebook pode ter texto maior que as pessoas vão ler e o twitter já é reduzido mesmo. Daiana disse que quando trabalhava na tv, que é tudo reduzido, pensava que no canal ia fazer vídeos de 15 minutos, mas descobriu que ninguém assiste. Os vídeos com menos visualização são os mais longos, por isso, o negócio é ir fazendo e aprendendo.
Para finalizar, a jornalista disse que uma coisa que é muito importante ter em mente, não importa o veículo que trabalhe, TV, rádio ou jornal, sempre é o conteúdo. Se não tiver conteúdo bom, com responsabilidade, que as pessoas queiram consumir, uma informação que importa de alguma maneira, você não vai ser bem sucedido, porque ninguém vai querer consumir o que está sendo feito; ela acha que o mais importante é pensar isso, se o conteúdo é bacana, relevante, se vão querer consumir, se está sendo feito com responsabilidade e com boas fontes. Para ela, é a maior preocupação de bastidor que deve ter. Produzir direitinho, com fontes boas, texto bom, conteúdo bom, é mais importante do que se a imagem vai ficar bonita ou se está sendo bem editado.
Para conhecer um pouquinho do canal da Dai, separamos um vídeo! Esperamos que gostem! Qualquer dúvida ou sugestão, falem com a gente pela página do Facebook, vamos adorar!
Até mais ♥
Beatriz Pires

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